sexta-feira, 18 de novembro de 2011

As origens das deficiências

As origens das deficiências estão inteiramente relacionadas com a questão social e por esse motivo não podem serem vistas apenas como disfunções genéticas ou como resultados casuais de acidentes.
As deficiências estão estriamente ligadas a condições precárias de vida.A miséria, a fome, a desnutrição e a não informação a respeito de prevenções estão intimamente próximas das deficiências.
As deficiências podem ser divididas em: Pré-natal, Péri-natal e Pós-natal.
A primeira ocorre após a concepção, o embrião leva três meses para se formar definitivamente, portanto é nessa época que podem ocorrer as malformações. Dois são os condicionantes: doença da mãe ou do feto ou distúrbios genéticos.
A doença contraída pela mãe (como sífilis, toxoplasmose, rubéola...) pode ser transmitida para o bebê em seu ventre, acarretando malformação.Algumas vezes a mãe já a possui e como não tem sintomas, a transmite sem saber.
A ingestão de drogas também pode ser a causa de malformações, por isso é aconselhável que gestantes só tomem remédios com o conhecimento do seu médico. Existe também a contra-indicação que as mesmas tirem raixo-x, porque a radiação também pode causar a malformação.
Dentre as origens de malformação também existem os distúrbios genéticos, que são aqueles que ocorrem pelo feto ter adquirido um gene de uma parte da família do pai ou da mãe, que interferirá na sua constituição podendo nascer crianças com síndrome de Down, surdez, cegueira, hidrocefalia, etc.
As deficiências também podem se originar durante o nascimento – peri – ou depois do nascimento – pós-natal, são as ditas como doenças adquiridas.

Elas podem ocorrer por acidentes ou doenças infecciosas que geram sequelas como varíola, sarampo, meningite, hanseníase, etc.
As adquiridas também podem ter sua origem nos acidentes de parto, de trabalho, de trânsito, etc.
Embora em alguns casos estejamos à mercê da genética a informação passa a ser o principal canal para que, quando possível, as deficiências sejam evitadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário