sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Um pouco mais sobre o que é acessibilidade

Continuando com a definição do que é acessibilidade continuamos nos perguntando vivemos mesmo em um mundo acessível?
Acessibilidade é um mundo sem obstáculos, onde o objetivo é que ele seja livre, tanto para locomoção quanto para comunicação. A ideia é bem simples, é a aplicação do nosso direito constitucional de ir e vir. Um mundo acessível é um mundo mais justo e igual para todos. Esse conceito vem pra que as diferenças sejam reconhecidas e respeitadas.
A preocupação em relação a acessibilidade veio como reconhecimento de que as pessoas com deficiências merecem respeito. Não há como falar no assunto e não pensar naqueles que por algum motivo nasceram ou adquiriram uma deficiência, e mas nos idosos, afinal todos anceiamos por um dia chegar lá. 

"Os Imprescindíveis" - Bertolt Brecht

Há homens que lutam por um dia e são bons.
Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida, Estes são os imprescindíveis.

Como designar as pessoas que tem deficiência?
Já que acessibilidade tem a ver com dificuldade de acesso, podemos falar das pessoas com deficiência e então uma pergunta nos vem à cabeça: “Como designar pessoas que tem deficiência?”

O uso de determinada terminologia pode reforçar a segregação e a exclusão, Outra situação é que quando se rotula alguém como "portador de deficiência", nota-se que a deficiência passa a ser "a marca" principal da pessoa, em detrimento de sua condição humana. A intenção é eliminar a palavra “portadora”, afinal não dizemos que alguém é portadora de olhos verdes ou da cor branca. Ao longo dos anos as formas de designar foram mudando e se adequando ao que menos discrimine.

Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pela Assembléia da ONU em 2006, assinada pelo Brasil e outros cerca de 80 países em 2007 e ratificada em 2008 pelo Congresso Nacional, foi criada por governos, instituições civis e pessoas com deficiência de todo o mundo e acabou por oficializar o termo "pessoas com deficiência" em seu próprio título, além de o reafirmar em todos os seus artigos, especialmente no artigo de número 1:

"O propósito da presente Convenção é o de promover, proteger e assegurar o desfrute pleno e equitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por parte de todas as pessoas com deficiência e promover o respeito pela sua inerente dignidade.
Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas.”

Esse texto procura incentivar o uso da terminologia correta, oficial e proposta pelas próprias pessoas com deficiência que colaboraram na construção desse fantástico tratado de Direitos Humanos que é a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e que, aos poucos, vai se espalhando pelo mundo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário