terça-feira, 15 de novembro de 2011

O processo escolar de inclusão e acessibilidade: a sua trajetória

Ter a visão do equilíbrio é fundamental para obter um mundo onde as diferenças devem ser respeitadas e as igualdades ser almejada pela construção de sua própria identidade. Sendo assim, dentro do campo educacional deve-se buscar meios para de fato existir uma inclusão. E saber o que é uma necessidade educacional especial através da sua proposta é extremamente importante para buscar novos resultados na educação como um todo.
Logo, as Necessidades Educacionais especiais são as demandas específicas de cada alunos, isto é, para os alunos com deficiência aprender o que é esperado para seu grupo de referência vão necessitar de diversas formas de interação pedagógica e/ou suportes adicionais. Os alunos com necessidades educacionais especiais possuem um tempo diferenciado de aprendizagem, além de recursos didáticos, metodologias e currículos adaptados, para melhor aprender e executar as atividades propostas. Sendo assim, as necessidades educacionais especiais geralmente apresentam como foco as deficiências físicas, motoras, sensoriais e/ou cognitivas, distúrbios psicológicos e /ou de comportamento, transtornos globais do desenvolvimento e também aqueles com altas habilidades/superdotação.
Já o conceito de deficiência faz referência às condições orgânicas do indivíduo, isto é, um aluno pode ter uma necessidade educacional especial, mas não obrigatoriamente.
Portanto, saber a diferença entre necessidade educacional especial e deficiência é entender que dois ou mais alunos com o mesmo grau e tipo de deficiência, como por exemplo, a surdez, podem apresentar aprendizagens diferentes (um pode se comunicar através de sinais, o segundo utilizar a linguagem oral e fazer leitura labial e o terceiro utilizar um código próprio de comunicação). Sendo assim, cada aluno precisa de uma estratégia pedagógica diferente, isto é, uma necessidade educacional especial diferente correspondente a mesma deficiência.
A Educação Especial com o passar dos anos foi mudando sua concepção, antes o modelo de Educação Especial era segregado e hoje é inclusivo, com isso, pode-se entender que atualmente é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação, enfim a busca por adaptações curriculares é o foco para de fato não ter a exclusão.
A Educação Especial é aquela que visa incluir todos os alunos deficientes independentemente do seu grau de comprometimento, e para respaldar essa política existem diversas Leis e Resoluções que garante o acesso, a continuidade e aprendizagem desses alunos nas escolas regulares. Pode-se citar como exemplo: a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a Lei de Diretrizes e Bases, Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, Resolução nº 4, entre outras.
A inclusão terá legitimidade pautada também na legislação, mas para de fato ocorrer não basta os inúmeros dispositivos legais e documentos oficiais existirem é preciso colocá-lo em prática, através de políticas públicas eficientes.
Portanto, hoje, o grande desafio é a gestão pensar no seu aluno com um todo, as suas necessidades e peculiaridades, construindo coletivamente com os professores, alunos, responsáveis e comunidades, condições para que seja possível atender às diversidades dentro da escola, sendo assim, casa vez mais precisam de ideias e iniciativas que busquem se adequarem a realidade, que inovem, enfim, cheguem ao sucesso dentro da Educação Especial.
Logo, para a concretização da Educação Inclusiva é necessário o professor ser qualificado aceitando as limitações de aprendizagem de cada aluno deficiente, realizando caso necessário adaptações curriculares e projetos de acessibilidades, visando sempre oferecer melhores condições de ensino. Em suma, buscar de fato uma inclusão por parte de todos dentro da sociedade escolar é apontar para os demais alunos sobre a importância de aceitar o outro independente da deficiência, pois todos são capazes de aprender e evoluir, construindo sua identidade através da real oportunidade.

Referências Bibliográficas:

Disponível em: http://www.sosestudante.com/diversos/a-inclusao-da-crianca-deficiente-na-escola-regular.html
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/revista44.pdf
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ori_mobi.pdf
Disponível em: http://www.ceedo.com.br/agora/agora4/inclusaohistoriaelegislacao_CleusaMolinariBattisti.pdf

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