terça-feira, 15 de novembro de 2011

Benefícios da natação como uma opção de atividade física para pessoas com deficiência

A prática de natação é tão antiga quanto o homem. Algumas teorias relatam que por extinto de sobrevivência o homem teria aprendido a se sustentar na água ou por tentativa de copiar os gestos dos animais.
Segundo Baurkhardt e Escobar (1985) consideram a natação para deficientes como a habilidade de se manter na água e se locomover pela mesma sem tocar no fundo, podendo ser esta a maneira de nadar, sendo executada sem preencher necessariamente os requisitos dos quatros tipos de nados, mas sim promovendo a completa ambientação do indivíduo no meio aquático.
Hoje em dia, a visão da natação é de uma forma mais ampla, onde a aprendizagem além de ter autonomia no meio líquido, é vista também como uma via alternativa para atingir metas muito maiores, de acordo com objetivos, necessidades, capacidades e limites de cada um. O estímulo à prática da natação deve ser dado como forma de lazer, melhora do condicionamento cardiovascular, elemento facilitador da sociabilização, de modo influir positivamente no equilíbrio emocional do indivíduo.
Pode-se observar, principalmente para o deficiente físico, que os benefícios das atividades aquáticas, como a natação, são diversos pois propiciam um momento de liberdade, isto é, movimentos sem auxílios de muletas, bengalas ou cadeiras de rodas. Através da água, o deficiente pode se conhecer melhor e quebrar barreiras, uma vez que, o meio líquido oferece a possibilidade de experimentar suas potencialidades e de vivenciar suas limitações. Com isso, descobre-se o prazer da água e da atividade física, crescendo a sua auto-estima, aumentando a sua autoconfiança e consequentemente garantindo uma maior independência.
Logo, a natação traz vários benefícios para o deficiente nas perspectivas biológicas, sociológicas e psicológicas. Sendo assim, o Professor de Educação Física deve enxergar o indivíduo com deficiência com um todo, com vontades e anseios, e que muitas vezes um movimento seja qual for pode ser realizado se tiver incentivo de outra pessoa levando assim a busca pela determinação, força de vontade e superação do deficiente.
Portanto, dessa forma além de todos os benefícios acima citados acontece também a inclusão e acessibilidade ao esporte quando bem direcionados e divulgados por projetos do governo de inclusão, por organizações que estimulam o esporte paraolímpico, e por profissionais competentes para despertar o interesse do deficiente pela atividade física que neste caso é a natação.

Referências Bibliográficas:
BAURKHARDT, R.; ESCOBAR, M.O. Natação para Portadores de Deficiências. Rio de Janeiro: Livro Técnico, 1985.
Disponível em: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/sobama/sobamaorg/inicio.htm
Disponível em: http://mergulhoscuba.com.br/noticias-mergulho-752-projeto+praia+para+todos+promove+a+inclusao+de+deficientes+fisicos+no+rio+de+janeiro.htm
Disponível em: http://www.efadaptada.com.br/biblioteca/desporto/desporto2.pdf
Disponível em: http://www.oifuturo.org.br/noticias/noticia.php?id=352

Nenhum comentário:

Postar um comentário